segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A MAIOR CAMPANHA NACIONAL DA PATRULHA DAS ÁGUAS

A ONG Patrulha das Águas, Ass. de Proteção Ambiental e Ecoesportes, inicia campanha nacional e permanente para mostrar os malefícios do uso de trituradores de restos de alimentos ligados nas pias e redes de esgotos, tal equipamento induzido por campanhas publicitárias, de forma equivocada e antiecológica começa a ser popularizado no Brasil, segundo informações de seu maior fabricante mundial conforme informações de seu site na Internet (http://www.insinkerator.com.br) .E as agressivas campanhas em lojas de materiais de construção e similares, inclusive em Londrina conforme descrito no trecho a seguir “, a In-Sink-Erator é o principal fabricante mundial, líder absoluta de mercado no Brasil e no mundo, com mais de 80% de participação, exporta para mais de 80 países, produzindo mais de 23.000 unidades por dia.
No Brasil, a In-Sink-Erator dispõe de uma sólida estrutura de apoio comercial e técnico. Além de um centro de distribuição de produtos e peças na cidade de São Paulo, possui uma rede de representantes comerciais, além de mais de 300 pontos de venda, presentes nas principais cidades brasileiras.” Diante das diversas ameaças que este tipo de equipamento representa para o meio ambiente, solicitamos a todos que desta campanha tiverem conhecimento, que jamais adquiram este equipamento,se integrem a esta campanha e passem adiante estas informações para impedir de forma definitiva que este maléfico equipamento se popularize no Brasil.




Algumas Justificativas técnicas para a campanha ambiental da ONG Patrulha das Águas pelo “fim dos trituradores de alimentos” ligados na rede de esgoto.


· Antieducativo: os fabricantes e vendedores nas propagandas dos trituradores de alimentos, dão informações erradas a população quando omite que o destino adequado dos resíduos orgânicos deveria ser a compostagem que é o método mais eficiente,recomendado e ecologicamente correto, e de forma enganosa anuncia que o triturador é a solução enviando os resíduos orgânicos o para os esgotos sem falar dos seus diversos malefícios.

· Desperdício de água: o uso do triturador provoca enorme desperdício de água limpa e tratada que é usada para o transporte dos resíduos pelo sistema de esgotamento sanitário água limpa que custa caro e tem que ser usada com critério pois é um bem finito de interesse coletivo,e deve ser usada com parcimônia

· Aumento do volume de esgotos: a trituração dos alimentos aumenta de forma absolutamente desnecessária o volume dos esgotos que vão para as estações de tratamento ou os rios das cidades brasileiras que não dispõe de ETES, causando um custo coletivo desnecessário com aumento do consumo de energia no processo de tratamento dos esgotos e que também provoca o aumentando da poluição dos rios. Sabe-se que a maioria das ETES Brasileiras não usam tecnologias que realmente purifique o esgoto sendo devolvido para os rios efluentes que ainda contem diversos poluentes e alto índice de bactérias, portanto aumentar o volume de esgoto aumenta a poluição dos rios e corpos hídricos.
· Aumentam o consumo de energia: para promover a trituração dos restos de alimentos e de todos os resíduos que são trituráveis é consumido energia elétrica, o triturador esta entre os aparelhos domésticos que mais consome energia, com isto aumenta-se os custos com energia elétrica na medida que quanto mais o triturador for utilizado , e também com o aumento do consumo de água e a geração de esgoto que também consumem mais energia para serem purificados
· Degradam quimicamente o esgoto: Quanto maior for lançamento de matérias orgânicas no esgoto, como o provocado pelos trituradores, mais se degrada a sua qualidade aumentando a sua DBO (demanda biológica de oxigênio) e DQO (demanda química de oxigênio) dificultando enormemente o seu tratamento e purificação.
· Dificulta o tratamento de esgoto: Com mais materiais orgânicos e particulados no esgoto provocado pela trituração dos alimentos, aumenta-se as dificuldades de tratar de forma eficiente os mesmos e diminuem-se o tempo de limpeza dos equipamentos de tratamento e purificação das ETES aumentando o consumo de energia elétrica, e diminuindo a eficiência dos processos das ETES.
· Geram resíduos contaminados (lodos do esgoto): Embora em alguns casos os lodos de esgotos possam ser utilizados como fertilizantes, poucas são as estações de tratamento de esgoto que o fazem no Brasil , pois, dependendo da localidade, dificuldade de transportes, custos , distancias e de diversos fatores como a presença de metais pesados e outros contaminantes os lodos dos esgotos não podem ser usados para tal fim, e são então depositados em valas apropriadas ou aterros sanitários contribuindo para aumentar os custos,reduzir a vida útil destes equipamentos e aumentando todos os seus problemas.

· Provocam o aumento dos entupimentos de redes de esgotos domésticos e públicos: Um dos mais graves problemas do sistema de esgotamento sanitário e que por deficiência de manutenção, pelo alto custo e extensões das redes, mau uso por parte da população ou projetos inadequados ocorrem rotineiramente entupimentos nas redes domesticas e publicas com alto custo de desentupimentos através de empresas especializadas com o conseqüente transbordamento dos esgotos que sempre acabam atingindo os rios e conseqüente aumentando a poluição do corpos hídricos urbanos. Sabe-se que quanto mais liquido for o esgoto mais fácil será o seu transporte ate as ETES.

· Aumenta a quantidade de ratos, baratas e outros vetores. Quanto mais alimentos forem lançados nas redes de esgotos sendo os triturados uma enorme fonte de alimentos maior será a quantidade de ratos, baratas e outro vetores que provocam diversos malefícios a população, uma das campanhas mais rotineiras das empresas de saneamento é exatamente para que a população não jogue resíduos de alimentos nos esgotos.

· Diminuem a eficiência e aumentam os resíduos das caixas de gorduras aumentando os custos de manutenção. Sabe-se da importância da existência e da boa manutenção da caixa de gordura nos imóveis para evitar o lançamento através das pias de resíduos de óleos e gorduras que provocam danos diversos ao sistema de esgotamento sanitário e as ETES, o lançamento de mais resíduos orgânicos provocados pelo uso dos trituradores nas pias, aumentam de forma considerável a necessidade de manutenção das caixas de gordura e faz levar no transporte dos resíduos mais gorduras para o sistema contribuindo para aumentar todos os seus malefícios.

· Estimulam a população a realizar o lançamento de produtos diversos, e proibidos na rede de esgoto. Com o triturador disponível e instalado a população se vê compelida facilmente a jogar para a trituração todo tipo de resíduo como restos de vegetação, flores, e diversos outros, uma busca em sites de vídeos como o Youtube, por exemplo, mostra diversos usos inadequados por parte da população

Um comentário:

maxdill disse...

Olá
Descobrium equipamento concorrente com estes trituradores, trata-se do Trirurador de resíduos Orgânnicos- Tr200 da Trapp, encontr-se revenda www.agrotama.com.br. A ong poderia adquirir um testar e divulgar ou inventar um mais apropriado se não gostarem deste. Se tiverem informação sobre mais algum equipamento para este fim por favor me passem esta informação, porque além de combater é preciso apontar soluções aqui no condominio.

Abçs

Marcos Aleixo